top of page
  • Foto do escritorTaylan Magalhães

O Exercício do Desapego



O que é Desapego?.


Desapego significa se libertar das ilusões do mundo material. Significa não permitir que as coisas do mundo possuam/controlem você. É claro que isso não significa dizer que você não possa ter seus prazeres, seus relacionamentos e seus objetivos materiais, até porque, tudo isso faz parte da experiência de se estar na Terra.


As experiências da Terra devem ser vividas e desfrutadas, e não reprimidas ou negadas. Jamais se deve reprimir ou negar as coisas deste mundo.


Desapego não é negar o mundo, mas sim não permitir que as coisas deste mundo se tornem tão importantes para você a ponto de você não conseguir mais viver sem aquilo. É justamente esse tipo de apego que acaba gerando sofrimento.


O sofrimento acontece quando a pessoa passa a depender de ter coisas externas para poder se sentir feliz. Geralmente isso acontece quando a pessoa sente um profundo vazio dentro de si o qual ela tenta desesperadamente preenchê-lo com coisas de fora.


Como as coisas de fora são sempre impermanentes e transitórias, então ao ser retirado esse objeto de sua felicidade isso acaba gerando um grande sofrimento e frustração na pessoa.


Todo o apego é também uma forma de controle. Tanto o apego a laços afetivos (pai, mãe, filho, namorado, cônjugue, amigos, etc) como o apego a coisas materiais são dois dos grandes fatores que mais prendem os espíritos na roda de reencarnação da Terra. Inclusive, costumo sempre contar uma história que ajuda a ilustrar melhor essa situação.


Existem casos de pessoas que, ao fazerem a sua passagem para o mundo espiritual, elas podem acabar se deparando com duas portas diante delas: uma porta a esquerda e outra a direita.


Quando a porta da direita se abre, você então verá todos os seus entes queridos que já faleceram chamando por você. Você poderá ver a sua mãe, seu pai, avós, tios, irmãos, amigos, etc. Você verá todos esses entes queridos reunidos em um lindo jardim com passarinhos voando, com lindas árvores, flores, borboletas, etc.


Já quando a porta da esquerda se abre você só verá um caminho escuro e deserto. Neste caminho você não consegue ver nada e nem ninguém. Você só consegue ver uma trilha deserta e solitária que te leva a um lugar desconhecido.


Diante disso, então agora eu lhe pergunto: ''Em qual dessas duas portas você entraria?''.


Se você respondeu a porta da direita, então isso mostra o quanto você ainda está apegado e que muito provavelmente você ainda continuaria preso(a) ao ciclo de reencarnação da Terra até conseguir se libertar completamente de todos os valores de família.


Aqueles que escolhem a porta da direita são espíritos que ainda possuem muitos apegos emocionais afetivos e que ainda não entenderam que a evolução se dá de forma individual e não coletiva.


Já aqueles espíritos que escolhem a porta da esquerda, estes, por sua vez, são aqueles que já alcançaram um certo nível de amadurecimento espiritual e que sabem que não dependem do coletivo para evoluir.


Esses espíritos já possuem total desapego e desprendimento em relação as coisas da Terra, logo, isto faz com que essas almas consigam atingir mais rapidamente o seu estado de ascensão, o qual fará com que elas não precisem mais reencarnar no planeta.


Espero que com essa simples explicação possa ter ficado mais claro a importância de se praticar o desapego. Não devemos criar vínculos de apego a nada e nem ninguém, pois isto não é saudável nem para si e nem para as outras pessoas.


Um dos principais aprendizados que devemos ter nessa vida é o da ''impermanência''. Aprender a desfrutar das coisas da Terra sem criar qualquer tipo de apego ou dependência é a chave para se viver uma vida leve e feliz.


É para te ajudar com isso que eu estou deixando abaixo 2 exercícios simples que vão te ajudar a praticar o desapego, seja ele apego a pessoas ou a bens materiais.


▪ Apego a Pessoas:

Se hoje você tem uma pessoa muito especial na sua vida a qual você não se imagina vivendo sem ela (seja mãe, pai, filho, irmão, namorado, amigo, etc), comece então a praticar o desapego fazendo a si mesmo os seguintes questionamentos:

''Hoje eu tenho essa pessoa na minha vida, mas amanhã eu posso não ter. E se eu não tiver?. Eu vou sofrer por causa disso?. Será que eu vou morrer por causa disso?. Por que eu devo permitir que isso me afete tão negativamente?. Tudo na vida não é passageiro?. Ciclos começam e outros terminam. Então porque eu devo sofrer se um dia isso acontecer?.''


Repita para si mesmo esses questionamentos algumas vezes. Esses questionamentos são importantes de serem feitos, pois isso ajuda a sua mente racional a entender que a sua vida vai continuar independente de você ter ou não essa pessoa ao seu lado.


Neste primeiro exercício, além de repetir os questionamentos acima, seria também importante você começar a imaginar um cenário na sua mente onde essa pessoa não esteja mais na sua vida.


Faça o seguinte: Feche os seus olhos agora e imagine um cenário na sua mente onde essa pessoa não faz mais parte da sua vida. Nesse cenário, imagine que essa pessoa não tem mais qualquer contato com você e nem você com ela. Se veja estando totalmente longe um do outro e você ficando sozinho(a) de forma independente.


Após imaginar esse cenário, veja então como se sente. Comece a perceber todas as emoções que vierem a surgir a partir disso, seja um sentimento de medo, angústia, solidão, desconforto, tristeza, ansiedade, dor, desespero, raiva, ansiedade, etc. Todas essas emoções só demonstram e comprovam o seu profundo apego referente a essa pessoa.


Se algumas dessas emoções surgirem, então deixe que elas venham. Reconheça e acolha essas emoções sem julgamento. A partir deste ponto de acolhimento e aceitação, comece então a trabalhar para curar essas emoções, pois são justamente essas emoções que mantém você ainda preso/apegado a essa pessoa.


Para lhe ajudar a trabalhar essas emoções eu recomendo você fazer a técnica de cura emocional chamada ''EFT'', que traduzido no inglês significa: ''Emotional Freedom Techniques''.


A EFT é basicamente uma técnica de acupuntura sem agulhas onde a pessoa vai batendo em determinados pontos do corpo, chamados de ''Pontos do Karatê'', e vai dizendo em voz altas as emoções, pensamentos ou sentimentos que ela está sentindo naquele momento. Ao falar sobre as emoções em voz alta, isso vai promovendo o processo de cura e libertação dessas emoções.


A Técnica da EFT pode ser usada para qualquer coisa, desde traumas vividos na infância, conflitos com os pais, rompimento amoroso, baixa autoestima, falta de amor próprio, irritabilidade, ansiedade, depressão, comportamentos ou pensamentos negativos, etc. Essa técnica te ajudará a entrar em contato mais profundo com os seus sentimentos e suas emoções.


Ao final de cada rodada de EFT é importante você sempre fazer uma breve avaliação dando uma nota de 1 há 10 para verificar o nível de emoção que você ainda está sentindo em relação aquela pessoa ou situação.


Para aqueles que tiverem interesse, estou deixando abaixo um vídeo onde é ensinado o passo a passo de como fazer essa técnica.


Assista ao vídeo:


Tenha em mente que, quanto mais você passar a trabalhar essas emoções e se imaginar estando sem essa pessoa na sua vida, mais rápido você estará reprogramando a sua mente para que consiga se desprender da necessidade de querer possuir ou ''precisar'' do outro.


Com a prática diária desse exercício você passará a aceitar com mais facilidade a ausência dessa pessoa na sua vida caso isso um dia venha acontecer.


Além da técnica da EFT acima, existe também um ''Decreto para Divórcio Energético'' que disponibilizei recentemente neste blog o qual tem como finalidade limpar velhos registros e crenças enraizadas do passado, promovendo também a quebra e a remoção de laços afetivos e energéticos que possam está aprisionando e travando a vida da pessoa.


Com esse decreto será feito a reintegração de todos os seus fragmentos de alma e a desconexão completa de todos os laços energéticos que possam está prendendo você a essas pessoas ou situações do passado. Para aqueles que também desejarem fazer esse decreto eu estou deixando o link abaixo.


(Clique aqui) para ler o artigo.


▪ Apego a Bens Materiais:

Já neste segundo exercício nós iremos trabalhar o desapego relacionado a ''bens materiais''. Sugiro você começar esse exercício por aquilo que hoje você mais teme perder em relação a coisas materiais, seja sua casa, seu carro, seu dinheiro, sua empresa, suas roupas, jóias, etc.


Tudo aquilo que hoje lhe dói perder, comece então a se imaginar vivendo sem aquilo para ir se acostumando com a ideia do desprendimento.


Lembre-se: Após a sua passagem (desencarne) deste mundo, você não poderá levar nada dessas coisas com você. Então se questione:


''Por que devo me apegar a todas essas coisas?. Por que tenho tanto medo de perder isso?. Por que devo deixar que essas coisas se tornem tão importantes a ponto de eu não conseguir me ver sem elas?.''


Após ter feito esses questionamentos, você então deve começar a colocar em prática o exercício do desapego começando por coisas pequenas.


Por exemplo: Vá até seu quarto, abra o seu armário de roupas e se faça a seguinte pergunta:


▪ Eu vou utilizar isso para sempre?.

▪ Eu vou precisar disso para sempre?.

▪ Eu vou poder levar isso comigo quando morrer?.


Se a resposta for não para essas três perguntas, então pegue aquilo que você não utiliza mais e comece a doar para outras pessoas.


Esse é um ótimo exercício para se praticar o desapego de forma bastante simples. Comece se desapegando de coisas pequenas (como roupas que não lhe servem mais) para que com tempo você vá aumentando para coisas maiores.


Quem aprende a viver desta forma, com total desapego e desprendimento das coisas deste mundo, consegue viver uma vida mais leve e feliz.


Isso é o famoso ''estar no mundo e não ser do mundo'' como o próprio Cristo-Sananda ensinou. Praticar o desapego, meus queridos, é fundamental para que consigam trilhar o caminho do meio e assim finalizem seus contratos e saiam do ciclo encarnacional terrestre.


Assista ao vídeo:


Espero poder ter lhe ajudado de alguma forma com está mensagem. Deixe a sua opinião nos comentários sobre o que você achou desse artigo e aproveite também para compartilhar desta informação com outras pessoas. Todo ato de ajuda gera um efeito multiplicador.


Taylan Magalhães


▸ Para mais informações sobre o meu Trabalho:


▪ Mentoria Espiritual: (Clique Aqui).

▪ Cura Arcturiana: (Clique Aqui).


Copyright © Portal Filhos da Luz. Todos os direitos reservados.

Siga-me nas redes sociais:

127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page