top of page
  • Foto do escritorTaylan Magalhães

Aprenda a Vencer os seus Medos



Olá meus queridos, tudo bem?.


Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre o medo e gostaria também de trazer alguns exercícios práticos esperando que isso possa lhe ajudar a vencer os seus medos.


Podemos começar dizendo que todo medo ele é um aprendizado, isto significa que ele costuma ser um resultado das muitas experiências acumuladas desde a nossa infância ou também de outras vidas.


O medo é sem dúvida uma energia que nos restringe, paralisa, retrai, levando-nos a se esconder ou fugir. De acordo com a Tabela Hawkins, que é a tabela das emoções que mede os níveis de consciência dos seres humanos, o medo é uma emoção extremamente baixa vibrando em torno de 100 Hertz.


Quando vemos o medo através de uma visão espiritual, ele também pode ser considerado como um resultado de um possível desequilíbrio do nosso chakra básico, que é um chakra que está localizado na base da nossa coluna vertebral entre o ânus e os órgãos genitais.


Como o nosso chakra básico está ligado diretamente as Energias da Terra, então isso significa que quando a pessoa tem muito medo ela não está tendo aterramento na vida, ela não está segura na vida, ela não tem firmeza, logo, ela tende a ter muito medo da vida ou das situações ao seu redor.


Já quando vemos o medo através da psicologia, podemos então dizer que existem apenas dois tipos de medo, são eles: O medo real e o medo imaginário.


O medo real é aquele que é ativado pelo nosso instintivo de sobrevivência quando você se encontra em uma situação potencialmente perigosa ou de grande risco, um assalto por exemplo. Nesse momento é ativado no seu cérebro um mecanismo de fuga como uma maneira de se proteger daquela suposta ameaça. Este medo é uma reação natural e existe em todos os seres vivos.


Já quando falamos sobre o medo imaginário este é o que chamamos de ''medo do futuro'', que é quando a sua mente começa a criar várias projeções de algo que possa vir a acontecer no futuro sem necessariamente você está vivendo aquela situação no presente.


Diferente do medo real, o medo imaginário só tende a acontecer na mente da pessoa, ele é apenas uma fantasia criada em sua mente, ele não está acontecendo de fato. Esse tipo de medo é o que é responsável por desencadear grandes crises de ansiedade, pois a pessoa começa a ficar preocupadas com situações que ainda não aconteceram.


É justamente esse tipo de medo que muita das vezes impede ou bloqueia de as coisas acontecerem na nossa vida. A boa notícia é que existem sim maneiras de superar qualquer tipo de medo. No entanto, será necessário um trabalho persistente da nossa parte para procurarmos dissolvê-lo e substituí-lo por uma nova atitude interior.


E é para te ajudar com essa tarefa que eu vou deixar aqui para você algumas dicas práticas que vão te ajudar a vencer os seus medos, sejam eles medos reais ou imaginários.



# Passo 1 - Se Torne Consciente do seu Medo:


Para superar qualquer tipo de medo é necessário primeiro você ter consciência dele. Por isso pegue papel e lápis e comece a anotar de 1 à 10 todos os os medos que você tem. Você pode fazer uma lista maior se achar necessário e enumerar seus maiores medos.


Após enumerá-los, reflita e responda as seguintes questões: Quais medos são reais?. Lembrando que medos reais são aqueles que estão envolvidos com fatos reais, são medos que não dependem apenas de você para se manifestar. São medos que envolvem situações de risco, por exemplo.


Depois disso, responda: Quais são medos imaginários?. Medos imaginários são os medos que foram criados em sua mente. Eles geralmente não envolvem uma situação de risco, mas te impedem de realizar algo ou de prosseguir no seu caminho.


Ao colocar todos os seus medos no papel isso irá lhe ajudar a conseguir visualizá-los de forma mais clara. Isso é como você pegar uma lanterna para poder iluminar tudo aquilo que antes estava oculto em sua mente.


# Passo 2 - Questione o seu Medo:


Depois de trazer para a consciência quais são os seus maiores medos, agora você poderá começar a trabalhar no sentido de buscar qual é o real fundamento daquele medo. Para se fazer isso é preciso questioná-lo. Comece então a questionar com ousadia todos os seus medos.


Por exemplo: pessoas que tem medo de barata. (Medo Real)


Se questione: O que uma barata pode fazer comigo ou para mim?. Qual é o poder que a barata tem sobre mim?. Será que a barata pode me devorar?. Será que ela pode me morder?. Que mal eu acredito que a barata pode me fazer?.


Segundo exemplo: Pessoas que tem medo de fracassar. (Medo Imaginário)


Por que tenho tanto medo de ir atrás do meu sonho?. Porque tenho tanto medo de fracassar?. Será que não existe nenhuma chance de isso dá certo?. Será que não vale apena eu correr esse risco?. Será que isso não é tão importante para mim?. O que estou ganhando ao ficar passivo na vida?. Onde isso está me levando?. Que oportunidades estou deixando de aproveitar por não querer ir atrás do meu sonho?.


Isso é você olhar para os seus medos e passar a questioná-los um por um. Quanto mais você questiona os seus medos, mais você começa a fazer o seu cérebro duvidar da veracidade daquele medo tornando assim possível a superação daquela situação.


# Passo 3 - Encontre a Causa Raiz do seu Medo:


Outra forma de você também tirar a força do seu medo é descobrir a causa raiz que está por trás dele. Por exemplo, uma pessoa que tem medo de sofrer um acidente de carro ela não tem medo do acidente em si, e sim daquilo que o acidente pode gerar na vida dela.


Às vezes na cabeça dessa pessoa sofrer um acidente significaria ela ter de ficar dependente de outras pessoas, não poder mais se locomover, ficar paralítica, etc. Esse é o verdadeiro medo da pessoa. Esse é o seu ''medo raiz''.


Por isso tente descobrir qual é hoje a causa raiz do seu medo, o que está por de trás dele. Você pode fazer isso se baseando no exemplo que dei acima.


Após encontrar a causa raiz do seu medo, você pode começar então a eliminar todas as objeções desse medo. Continuemos com o exemplo acima. Suponhamos que o seu medo fosse ficar paralítico. (Esse é o medo raiz)


Então cave mais fundo e se questione: Ok! Considerando que eu fique paralítico, o que de pior poderia me acontecer?. Será que ficando paralítico eu não conseguiria mais sobreviver?. Será que eu teria de depender de outra pessoa?. Se sim, eu poderia pagar essa pessoa?. Tem alguém que poderia me auxiliar nesse processo?. Sim ou não?. Eu teria como aprender a me virar sozinho numa cadeira de rodas?. Sim ou não?. Assim você vai anulando todas as objeções desse medo até que ele não tenha mais nada para poder usar contra você.


Quando você finalmente encontrar a causa raiz do seu medo ficará muito mais fácil para você conseguir superá-lo. Buscar a causa raiz do seu medo é semelhante a como você descascar uma cebola. Você precisa tirar camada por camada até chegar no cerne da questão. É na causa raiz do seu medo que é feita a ressignificação. Por isso é importante o processo de auto-questionamento.


# Passo 4 - Tenha Enfrentamento:


Acredito que esse passo é o mais importante na superação de qualquer medo. Para vencermos qualquer medo é necessário termos enfrentamento. Não adianta apenas você questionar o seu medo se você não o enfrentar.


Existe inclusive uma frase de um mestre indiano chamado Osho onde ele diz: "Sempre que houver medo nunca tente escapar dele. Na verdade, siga as indicações do medo. É na direção delas que você precisa se movimentar. O medo é simplesmente um desafio". Por isso é importante haver o enfrentamento, caso contrário o medo continuará e se reforçar com a sua passividade.


Sendo assim, se hoje você deseja começar a empreender algo novo mais tem medo de que isso possa não dá certo, eu lhe digo: comece assim mesmo!. Aja apesar do medo! Dê o primeiro passo! Tenha ação! Se mova em direção ao seu sonho independente do seu medo.


Se hoje você tem medo de barata, então não fuja mais da barata ao ter contato com ela. Permaneça presente naquele local por mais medo que você sinta. Enfrente aquela barata. Olhe para ela, não a evite, não corra. O mesmo vale para pessoas que tem medo de escuro, de altura, de água ou de qualquer outra coisa. O segredo é sempre o mesmo: enfrentamento!.


Quanto mais você enfrenta o seu medo, mais você perceberá ele se dissolver diante de você. Com tempo esse medo passará a se tornar pequeno e sem sentido para você. É como eu disse anteriormente: o seu medo precisa da sua passividade para poder existir. Portanto, não fique mais passivo diante do seu medo. Tenha ação! Enfrente-o! Passe a fazer coisas que você nunca fez. Tenha atitudes que você nunca teve.


Quando você o enfrenta desta forma você está com isso tendo uma nova atitude mental em relação ao seu medo e, quando se faz isso repetidas vezes, você acaba criando novos caminhos neurais no seu cérebro substituindo assim a antiga informação de medo por uma de autoconfiança. Isso hoje já pôde ser comprovado através de estudos da neurociência.


# Passo 5 - Viva o Momento Presente:


Uma das formas mais frequentes do medo do futuro se manifestar é quando passamos a viver muito com a cabeça no mundo das ideias, se preocupando demasiadamente com situações que podem ou não acontecer. Por isso sugiro você começar a partir de hoje a viver com sua atenção no momento presente, vivendo um dia de cada vez.


Para se fazer isso é necessário você começar a praticar um estado de presença em todas as atividades do seu dia.


Por exemplo, ao acordar, ao invés de se levantar da cama de forma automática para dar inicio as suas atividades diárias, pare por um momento e respire. Feche os seus olhos e então traga a sua atenção para a sua respiração. Fique em silêncio por um momento. Tente sentir o seu corpo. Sinta a energia do seu corpo. Você consegue senti-la agora?.


Sinta então essa mesma energia na sola dos seus pés, pernas, barriga, peito, abdômen, seus braços e em todas as outras partes do seu corpo.


Apenas esteja totalmente presente e consciente de todas as sensações do seu corpo. Sinta a tremenda paz que esse exercício oferece a você logo pela manhã. Sinta-se a vontade para ficar nesse estado de relaxamento o tempo que desejar antes de se levantar da cama. Antes de se levantar, lembre-se de reservar um momento para agradecer mentalmente por mais esse dia que está se iniciando.


Após isso se levante, mas se levante de forma consciente e não de forma automática. Ao ir ao banheiro, por exemplo, observe todos os seus passos e esteja consciente de todos os seus movimentos. Fique consciente a todo tempo de sua respiração. Perceba o ar que entra entra e sai dos seus pulmões.


Ao lavar as mãos, preste atenção a todas as sensações físicas provocadas por essa atividade, o movimento das suas mãos, o cheiro do sabonete, o barulho da água e assim por diante.


Isto é você viver num estado de presença. Se possível, tente manter esse estado de presença durante todo o seu dia, em todas as suas atividades. Fazer isso lhe ajudará a se manter aterrado e bem conectado com único momento que importa: o Agora.


Quanto mais consciente você se torna do momento presente, menos poder seus medos terão sobre você. Seus medos não conseguem te dominar quando a sua atenção está no aqui e agora.


Ele só consegue ter controle sobre você quando você se permite vagar em pensamentos de dúvidas e incertezas, isto é, quando sua mente fica muito voltada para o futuro. Por isso é fundamental que você traga sua atenção para o momento presente e viva um dia de cada vez. Passe a confiar mais na vida e não permita mais que a sua mente perturbe a sua paz. Sua mente só terá o controle da situação se você permitir.


Recomendo a você a leitura do livro ''O Poder do Agora'' de Eckhart Tolle. Neste livro você entenderá exatamente o que significa viver no momento presente. Estou deixando o link do livro abaixo para que você possa baixá-lo.


(Clique aqui) para baixar o livro.


# Passo 6 - Faça Afirmações Positivas:


Eu notei que, dentro das minhas próprias experiências pessoais, toda vez que eu afirmava ou decretava mentalmente alguma frase de poder eu me sentia mais seguro e consequentemente mais confiante em relação a vida. É justamente essa confiança que às vezes nos falta para irmos atrás dos nossos objetivos.


Por isso eu recomendo que você também faça afirmações positivas ao longo do seu dia. As afirmações são ferramentas que agem diretamente em nossa mente subconsciente, sanando crenças desarmônicas e bloqueios mentais.


Com a repetição diária as afirmações conseguem levar para nossa mente subconsciente uma nova informação. Elas são elaboradas utilizando-se certos gatilhos mentais para que a nossa mente subconsciente compreenda e os assimile. As afirmações devem ser verbalizadas em voz alta. Devem ser decretadas com força, intenção e propósito. Você precisa sentir e acreditar com todo o seu coração nessas palavras. Não repitas as palavras apenas por repetir, do contrário este exercício não surtirá efeito.


Aconselho a leitura de cada afirmação por pelo menos 3 vezes ao dia, para que na primeira vez a sua mente escute e nas outras vezes ela assimile e guarde essa informação com ela.


A seguir deixarei algumas afirmações que eu usei em mim e que particularmente me ajudaram bastante no passado.


Repita essas afirmações todos os dias:


Eu escolho liberar agora tudo aquilo que não está alinhado com o Amor da Fonte.

Eu libero o medo. Eu libero o estresse. Eu libero a ansiedade.

Eu Sou o Amor. Eu Sou Leve. Eu Sou a Paz.

Eu Sou a alegria. Eu Sou a abundância. Eu Sou a gratidão.

Minha vibração está Alinhada somente com o Amor.

Não serei mais passivo diante dos meus medos.

▸ Eu agora estou seguro(a).

Eu conquistei a segurança que eu tanto desejava.

Eu estou sempre em segurança.

Eu escolho confiar na vida.

Eu confio que serei guiado(a) para o melhor caminho.

Eu darei direção para a minha vida.

Eu tentarei novos caminhos, e se errar, começarei tudo novamente!


Esse processo das afirmações deve se repetir todos os dias até perceber que as novas informações estão sendo inseridas em sua mente, transformando pouco a pouco, o seu atual estado de medo e insegurança para um estado de paz, confiança e otimismo.


Além de todas essas dicas, eu também quero disponibilizar para você + 2 dicas Bônus que também podem lhe ajudar nesse processo de superação do medo.



# Passo 7 - Técnica do Aterramento:

Toda vez que você sentir medo de alguma situação, lembre-se de fazer 3 respirações profundas, fixe seus pés no chão, feche os seus olhos e logo em seguida imagine em sua mente uma luz verde saindo do centro da Terra e entrando pela sola dos seus pés.

Neste momento sinta a energia da Mãe Terra irradiando por todo o seu corpo. Sinta que você está sendo guiado, cuidado e protegido em todos os momentos. Ainda de olhos fechados, repita em voz alta:


▪ Eu estou seguro(a).

▪ Eu escolho confiar no processo da vida.

▪ A vida sempre me leva para o meu melhor.


Após isso respire fundo e abra os seus olhos lentamente e veja como se sente. Provavelmente estará se sentindo revigorado e confiante novamente nas possibilidades da vida.


# Passo 8 - Técnica do Acolhimento:


Essa técnica eu aprendi com um espírito que hoje trabalha na linha de Preto velho, onde em um diálogo ele me ensinou como podemos vencer o medo de forma amorosa e sem qualquer resistência.


Ele começou dizendo que o medo ele é apenas uma criança, uma criança que está precisando do nosso colo e do nosso abraço.


Por isso toda vez que você sentir medo ele recomenda:

Passo 1: Agradeça por aquela emoção, por aquele medo ou por aquela insegurança.

Diga ao seu medo o seguinte: ''Muito obrigado por você existir. Hoje eu entendo que você está apenas me mostrando algo que eu preciso ver dentro de mim. Obrigado por está me ensinando tanto''.

Passo 2: Logo em seguida, feche os seus olhos e se abrace dizendo: ''Agora está tudo bem! Você não está mais sozinho. Eu estou aqui com você. Tudo vai ficar bem!''.


Ele garante que se vocês fizerem isso, tendo essa simplicidade sempre que sentirem medo, o medo se dissolverá muito rápido e com tempo o medo passará a não ter mais nenhuma influência na realidade de vocês.


▪ Terapias Alternativas e Ervas de Poder:


Além dessas dicas práticas as ervas e as Terapias Alternativas também podem ser uma boa opção para aquelas pessoas que hoje buscam uma solução mais direta na superação de traumas, medos e bloqueios.

Para o tratamento do medo você pode fazer Terapias Alternativas como ThetaHealing, Terapias Holísticas, Terapia com Florais, Aromoterapia, Cromoterapia, Apometria e dentre outros. Todas essas terapias lhe ajudarão na limpeza e na harmonização do seu campo emocional e consequentemente isso lhe ajudará na superação do seu medo.


Já as ervas de poder elas também trazem vibrações específicas que podem ser ligadas e ativadas de muitas formas em seu campo energético. Com as ervas, pode ser feito chá, banhos, defumação, inalação, etc.


As ervas que eu lhe passarei a seguir foram estudadas em laboratório durante 10 anos. Elas não interferem no seu tratamento médico. É indicado colocar meia colher de café de cada erva: (sem açúcar)


Ervas para o Tratamento do Medo:


🌱 Camomila

🌱 Alecrim

🌱 Losna

🌱 Marmelo


▪ Beber 2 xícaras por dia, com intervalo de no mínimo 4 horas entre uma dose e outra.


▪ Faça o chá, abafe 15 minutos e tome na hora.


▪ Pode usar erva seca ou verde. (As ervas não podem ser trocadas)


No caso do Marmelo pode ser qualquer parte da planta ou até o fruto seco.


Antes de beber, lembre-se sempre de agradecer a Mãe Terra e a todos os Elementais das plantas por estarem fornecendo a você essa cura. Abençoe o seu chá e depois beba.


Pode ter certeza que se você colocar em prática tudo que lhe passei aqui você irá os poucos se libertar dos seus medos e passará a confiar mais na vida e em si mesmo.


Espero poder ter lhe ajudado de alguma forma com está mensagem. Deixe a sua opinião nos comentários sobre o que você achou desse artigo e aproveite também para compartilhar desta informação com outras pessoas. Todo ato de ajuda gera um efeito multiplicador.


Taylan Magalhães


▸ Para mais informações sobre o meu Trabalho:


▪ Mentoria Espiritual: (Clique Aqui).

▪ Cura Arcturiana: (Clique Aqui).


Copyright © Portal Filhos da Luz. Todos os direitos reservados.

Siga-me nas redes sociais:

248 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentário


CARLOS AMARO QUAIATTO
CARLOS AMARO QUAIATTO
31 de jan. de 2021

Muito bom, sempre fui leitor do osho.

Curtir
bottom of page