top of page
  • Foto do escritorTaylan Magalhães

Aprendendo a Meditar



O que é Meditação?.


Meditação significa silenciar a mente/ego. Meditar significa não se identificar com o fluxo de seus pensamentos.


O propósito principal da meditação é o de habilitar a sua consciência para se mover para além das fronteiras do intelecto e da razão onde não existe mais o tagarelar da mente.


A Yoga chama esse estado de ''Samadhi'', o estado de ''não-mente''. É um estado puro e isento de pensamentos. É neste estado de consciência onde uma paz indescritível passa a tomar conta de você.


É importante desmistificarmos que meditação não significa que você tenha de ''parar de pensar''. Isso é um grande equívoco que muitas pessoas cometem.


Não tem como vocês pararem de pensar, já que essa é a própria natureza da nossa mente. A nossa mente foi feita para pensar e raciocinar, e não há nada de errado com isso.


Entendam que meditar não significa parar de pensar, significa apenas observar os seus pensamentos sem se identificar com eles.


Quando você observa os seus pensamentos e não se identifica com eles, isto é, quando você não lhes dá atenção, eles se aquietam por si mesmos. Você não precisa fazer nada para que isso aconteça, apenas manter-se como um ''observador''.


Para lhe ajudar a entender melhor como isso funciona estarei deixando abaixo uma breve descrição de como você pode proceder durante a meditação.


1. Se preparando para Meditação:


Primeiramente, encontre um lugar confortável e tranquilo para iniciar as suas meditações. Se você é o tipo de pessoa que possui muitas tarefas a serem realizadas durante o dia, estipule então um limite de tempo para fazer as suas meditações.


De início, você pode começar indo de 10 à 15 minutos. Conforme você for avançando e se familiarizando com a prática da meditação esse tempo pode aumentar.


A meditação não segue uma regra com relação a postura. Assim, você pode escolher meditar tanto sentado como deitado. No entanto, muitas pessoas relatam que, quando se tenta meditar deitado, acabam caindo no sono.


Neste caso, então o aconselhável é meditar sentado com as pernas descruzadas, com a coluna ereta e deixando as mãos apoiadas levemente sobre as coxas. Mantenha a cabeça, o pescoço e a coluna vertebral totalmente alinhados.


2. Exercício Respiratório:


Em seguida, feche os seus olhos e comece a fazer respirações longas e pausadas de modo que você consiga relaxar completamente o seu corpo e a sua mente. Eu recomendo fazerem a respiração (3x3).


Para fazer essa respiração, faça o seguinte: (Inspire o ar contando mentalmente de 1 até 3, segure a respiração por 3 segundos, e depois expire contando novamente de 1 até 3 soltando o ar lentamente pela boca).


Repita esse exercício respiratório por sete vezes até você sentir que o seu corpo está ficando totalmente relaxado e descontraído.


3. Iniciando a Meditação:


Após fazer essa breve respiração, feche então os seus olhos e relaxe cada vez mais deixando a sua mente se esvaziar o tanto quanto for possível.


Se pensamentos se intrometerem deixe que eles venham. Não julgue os seus pensamentos como ''bons'' ou ''ruins''. O segredo está em você se manter indiferente aos seus pensamentos. Não dê atenção a eles. A atenção é como um alimento para sua mente. Se você der atenção aos seus pensamentos, fará com que eles cresçam ainda mais.


Então o segredo está em você retirar a sua atenção dos pensamentos e focar a sua atenção na sua respiração. Não force a sua respiração, apenas observe o fluxo natural do oxigênio entrando e saindo pelo seu nariz. Ao trazer consciência para a sua respiração, isso manterá você concentrado no momento presente e impedirá a sua mente de dispersar.


Porém, se mesmo fazendo isso você notar que acabou se envolvendo de novo com os seus pensamentos, não tem problema. A dica é você simplesmente voltar com a sua atenção para a sua respiração e manter-se consciente dela novamente. Esse é todo o segredo.


Repita isso quantas vezes for necessário até que os seus pensamentos se aquietem de vez. Depois de um certo tempo estando consciente da sua respiração, chegará um momento onde a sua atividade mental irá reduzir oscilando em média entre (9 Hz a 12,7 Hertz), e então os pensamentos irão finalmente cessar e com isso a sua consciência irá se expandir e o silêncio mental será alcançado.


Depois de algumas semanas ou meses de sincera meditação você pode começar a sentir que está entrando em um estado diferente de consciência, onde você quase não sente mais a sua respiração e também percebe que a sua mente já se encontra totalmente vazia e silenciosa.


Neste estado de consciência, você não sente mais o seu corpo, sente apenas uma grande leveza e uma paz mental indescritível. Este é o repouso perfeito que obtemos na meditação. Quando esse estado for alcançado, alegre-se, pois esse será o sinal de que você está alcançando o seu objetivo.


A meditação é o caminho que nos leva de volta a esse nosso estado divino de plenitude e paz. A meditação é um recurso eficaz que nos proporciona o autoconhecimento, o equilíbrio e o bem estar elevado do ser.


Ela serve para que possamos aprender a estarmos mais conscientes do nosso corpo, da nossa mente e da nossa respiração. E quando já aprendemos a fazer isso, então o seu dia inteiro passa a ser uma meditação.


A vivência diária desta prática nos traz enormes benefícios, sejam eles físicos, emocionais ou espirituais.


Quando falamos do nível físico e emocional, podemos dizer que meditar ajuda a diminuir o estresse, o medo, a ansiedade, melhora a depressão, melhora as dores nas articulações, fortalece o sistema imunológico, diminui a frequência cardíaca, controla a pressão arterial e também melhora a qualidade do sono.


Já no nível espiritual, a meditação não apenas facilita a conexão com o nosso Eu Superior e com os seres de luz que nos acompanham, como também ela promove a limpeza e ativação dos nossos chakras, a ativação da energia da Kundalini, o alinhamento dos nossos corpos sutis, a elevação da nossa frequência vibratória e a expansão da nossa consciência.


Poucos dias depois de começar a meditar a pessoa já começa a se sentir diferente, ela começa a compreender onde realmente deve focar a sua atenção, como deve se posicionar, e como deve controlar a própria mente e as suas emoções.


Por conta do atual momento de Transição Planetária que estamos vivendo, é de suma importância as pessoas buscarem cultivar a paz e o seu equilíbrio mental para não acabarem entrando em sintonia com a energia do inconsciente coletivo, e a prática da meditação é uma ótima ferramenta para lhe ajudar com isso.


Se hoje você se considera uma pessoa muito esquecida ou se você perde as coisas com muita facilidade, então isso significa que você não está presente o suficiente.


Para lhe ajudar a reverter isso é que eu recomendo que você comece a praticar desde já meditações regulares a fim de que isso lhe ajude a trazer mais consciência e presença para o seu dia a dia.


Estou deixando abaixo um vídeo ilustrativo onde é demonstrado na prática como é feito a meditação e nele também é demonstrado todos os processos físicos, energéticos e espirituais que ocorrem em nosso corpo durante a prática da meditação.

Assista ao vídeo:


Já aquelas pessoas que já tentaram fazer esse tipo de meditação convencional e tiveram bastante dificuldade devido ao fluxo muito grande de pensamentos, eu recomendo então vocês fazerem primeiro a ''Meditação Anapanasati''.


Essa é uma Meditação de Atenção Plena que tem como finalidade ajudá-lo a aprender a controlar a sua mente por meio da concentração na respiração.


Se você costuma ter dificuldade para silenciar a sua mente ou entrar em estado de relaxamento profundo, então eu recomendaria você fazer essa meditação sempre que possível, pelo menos uma vez ao dia. Encontre um lugar confortável para fazer essa meditação.


Durante essa meditação, procure observar a maneira como a sua mente funciona. Observe as inúmeras tentativas que ela cria para tentar desviar a sua atenção da respiração.


Essa meditação tem como objetivo lhe ensinar a observar os seus pensamentos a fim de que você aprenda a não se identificar com eles. Uma vez aprendido isso, então poderemos passar para a próxima etapa onde envolverá o início da verdadeira meditação a qual foi apresentada a você neste artigo. Estou deixando abaixo o link da Meditação Anapanasati.


(Clique aqui) para ver a meditação.



Além dessas meditações, eu também recomendo a leitura de dois ótimos livros, são eles: ''O Poder do Agora" e "A Arte de Viver em Paz". Nestes dois livros você entenderá mais sobre a importância de vivermos no momento presente. Estou deixando o link dos livros abaixo para que você possa baixá-los.

Livro 1: (Clique aqui) para baixar o livro.

Livro 2: (Clique aqui) para baixar o livro.


Antes de finalizar esse artigo, deixo abaixo também o trecho de uma mensagem trazida pelo Mestre Saint Germain onde ele nos fala sobre a importância da prática da Meditação. Segue abaixo:


''Uma das coisas de que mais os indivíduos precisam atualmente, e mesmo os estudantes mais sinceros, é sentir a necessidade de dedicar algum tempo à meditação sincera, pela manhã e à noite, para acalmar a atividade exterior, a fim de que a Presença Interior possa manifestar-se sem obstáculos.


Meditar significa, na realidade - sentir - a Presença Ativa de Deus. Por conseguinte, quando alguém procura entrar em meditação, não pode arrastar consigo todas as perturbações que o acompanharam durante o dia.


Então, ao entrarem em meditação afastem conscientemente do sentimento e da atenção todas as coisas perturbadoras, e entrem em meditação para sentir a "Presença de Deus" e não para rememorar as preocupações".


Saint Germain


Trecho do Livro: I Am Discourses.


Espero poder ter lhe ajudado de alguma forma com está mensagem. Deixe a sua opinião nos comentários sobre o que você achou desse artigo e aproveite também para compartilhar desta informação com outras pessoas. Todo ato de ajuda gera um efeito multiplicador.


Taylan Magalhães


▸ Para mais informações sobre o meu Trabalho:


▪ Mentoria Espiritual: (Clique Aqui).

▪ Cura Arcturiana: (Clique Aqui).


Copyright © Portal Filhos da Luz. Todos os direitos reservados.

Siga-me nas redes sociais:

3.459 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


silvana.prof
Mar 23, 2022

Sensacional. A melhor orientação. Minha alma se identificou. Gratidão. Gratidão. Gratidão.

Like

reginahbts
Mar 10, 2022

Só de ler essas orientações minha respiração se acalmou e comecei a sentir tranquilidade. obrigada 🙏🏻 vou compartilhar com pessoas queridas!!!

Like
Taylan Magalhães
Taylan Magalhães
Mar 10, 2022
Replying to

Olá, tudo bem?.


Fico muito feliz em saber disso Regina. Continue praticando e se dedicando e então você poderá experimentar cada vez mais esse estado de tranquilidade e paz interior.


Eu lhe recomendo a leitura dos livros sugeridos ao final do artigo. Estes livros também lhe ajudarão bastante neste processo. Muita luz no seu caminho. Um forte abraço! 🙏✨

Like
bottom of page