top of page
  • Foto do escritorTaylan Magalhães

10 Dicas para Combater a Ansiedade



Olá meus queridos!


Neste artigo eu gostaria de trazer a vocês algumas técnicas e exercícios simples para lhes ajudar a combater a ansiedade. Lembrando que as dicas mencionadas aqui são dicas testadas por terapeutas e especialistas dentro da área da saúde e outras são da própria espiritualidade com quem eu acabei aprendendo ao longo do tempo.


Podemos começar dizendo que a ansiedade se dá devido ao excesso de adrenalina na correte sanguínea. Quando isso acontece a pessoa passa a ter muitos pensamentos voltados para o futuro onde ela se cobra demasiadamente ou imagina diversos cenários negativos possíveis em sua mente.


Com isso a pessoa passa então a sofrer de ''antecipação''. Essa antecipação excessiva em relação ao futuro é o que lhe faz perder uma grande quantidade de energia em seu corpo físico, levando-a assim a adoecer mais facilmente.


Viver o hoje com total presença no Agora é a solução para eliminar a ansiedade. Viver com presença é você estar por inteiro no aqui e no agora vivendo um dia de cada vez. E é para te ajudar com essa tarefa que eu estarei deixando abaixo 10 dicas que irão ajudar a eliminar a ansiedade e que também irão lhe promover uma maior tranquilidade e bem estar durante o seu dia.


1. Técnica da Respiração:

Sintomas como ansiedade são causados por uma substância chamada ''Noradrenalina''. Portanto, sempre que a noradrenalina inundar o seu corpo, alterando assim o seu campo vibratório e promovendo em você ansiedade e sensações desconfortantes, você deve respirar pausada e profundamente. E como fazemos essa respiração?.


Encha os seus pulmões de ar e prenda a sua respiração o quanto for suportável para você. Logo em seguida, com a boca entre aberta, solte o ar pela boca dando uma pequena pausa entre as expirações e depois solte o ar novamente. Repita esse exercício por pelo menos 3 a 4 vezes até você sentir que está ficando mais calmo.


Após fazer esse exercício respiratório, feche seus olhos e leve sua mão ao coração e procure buscar em sua mente memórias de momentos felizes, momentos de grande alegria ou de grande felicidade que você já possa ter vivido em sua vida. Todos nós já tivemos momentos felizes. Escolha um desses momentos e traga-o para a sua mente.


Se caso você não conseguir se lembrar de nenhum desses momentos, então escolha concentrar a sua atenção em pelo menos três coisas pelas quais você é grato na sua vida e comece a agradecer por elas em voz alta.


Ao fazer isso neurotransmissores como endorfina, dopamina e serotonina inundarão todo o seu sistema circulatório e rapidamente você conseguirá sair desse estado de ansiedade.

2. Técnica do Templo Interior:


Outra maneira de superar a ansiedade é você estabelecer um lar etérico na forma de um templo interno.


Imagine o seu templo interior da maneira que for mais reconfortante para você, pode ser uma casa de campo nas montanhas, uma casa de praia com vista para o oceano ou a vista de um lago com águas calmas e rasas. Imagine o cenário que for mais reconfortante para você. Permita que a sua imaginação preencha os detalhes desse cenário com o passar do tempo.


Sempre que você sentir que está ficando muito ansioso ou preocupado em relação a alguma situação, feche os seus olhos e imagine imediatamente esse cenário em sua mente. Se imagine estando neste lugar e se permita sentir todas as sensações físicas deste ambiente. Traga todos os detalhes deste lugar para sua mente e permita que a paz e a serenidade deste espaço te acalmem nesse momento.


Após fazer isso, respire fundo e abra os seus olhos e veja como se sente. Provavelmente você já estará se sentindo revigorado e confiante novamente.


Com o passar do tempo passe a configurar esse seu templo interior para que você seja sempre capaz de acessá-lo no momento que quiser. Sempre que você visitá-lo saiba que as suas energias serão recarregadas permitindo assim um rápido acesso a esse espaço acolhedor e calmo.


image (Blog: Portal Filhos da Luz)

Você também pode escolher retornar para o seu templo interior durante a sua hora de almoço, ou enquanto estiver em uma fila de supermercado ou quando estiver preso no trânsito. Estes são ótimos momentos para você poder retornar a esse espaço acolhedor.


Se você for suficientemente sensível, ao voltar para este espaço você também poderá receber orientações de seus guias espirituais, ter visões, sonhos lúcidos e também obter modelos para novos projetos em sua vida.


3. Mantra da Tranquilidade:


Um mantra é uma palavra, som, sílaba ou frase que tem uma vibração muito forte e poderosa. Ele também pode ser definido como um hino, oração, canção ou poema. Normalmente o mantra é usado para (concentrar energia), abrir chakras e desenvolver a consciência psíquica. O mantra que vou lhe passar agora tem apenas o objetivo de lhe ancorar no momento presente.


Sempre que você sentir que está ficando muito ansioso feche os seus olhos imediatamente e repita 5 vezes as seguintes afirmações:


''Está tudo certo. Tudo ocorre como deve ocorrer.''

''Está tudo certo. Tudo ocorre como deve ocorrer.''

''Está tudo certo. Tudo ocorre como deve ocorrer.''


Repita essas frases lentamente e se aprofunde cada vez mais no significado dessas palavras. Sinta como essas palavras lhe trazem paz e harmonia. Ao repetir essa frase você estará desarmando certos gatilhos mentais que lhe fazem está sempre ansioso(a) para que as coisas aconteçam. Sinta-se a vontade para repetir essa frase durante o dia quantas vezes achar necessário.



4. Faça Afirmações Positivas:


Para aqueles que gostam de fazer afirmações positivas durante o dia essa também pode ser uma ótima opção para liberar o estresse e a ansiedade.


As afirmações que vou lhe passar agora devem ser verbalizadas em voz alta. Elas devem ser decretadas com força, intenção e propósito. Você precisa sentir e acreditar com todo o seu coração nessas palavras. Não repitas as palavras apenas por repetir, pois do contrário este exercício não surtirá efeito.


Com a repetição diária essas afirmações irão conseguir levar para sua mente subconsciente uma nova informação. Por isso eu aconselho a leitura de cada afirmação por pelo menos 5 vezes ao dia, para que na primeira vez a sua mente escute e nas outras vezes ela assimile e guarde essa informação com ela.


Repita essas afirmações sempre que sentir ansiedade:


Eu escolho liberar agora tudo aquilo que não está alinhado com o Amor de Deus.

Eu libero o medo. Eu libero o estresse. Eu libero a ansiedade.

Eu Sou o Amor. Eu Sou Leve. Eu Sou a Paz.

Eu Sou a alegria. Eu Sou a abundância. Eu Sou a gratidão.

Eu emano Positividade.

Minha vibração está alinhada somente com o Amor.


Após repetir essas palavras respire fundo e abra os seus olhos e veja como se sente. Lembre-se sempre que tudo é questão de foco. Para onde você direciona o seu foco é para lá que vai a sua energia. Portanto, não ponha mais o foco em coisas negativas, não alimente mais a incerteza e o medo no seu coração. Tire o foco da negatividade e passe a confiar mais na luz que existe dentro de você. Há uma luz incrível dentro de você que nenhuma escuridão é capaz de obstruir.



5. Se Conecte com a Natureza:


Estabelecer um contato diário com a natureza também nos ajuda a reduzir drasticamente sintomas como ansiedade, depressão ou problemas respiratórios.


A natureza além de nos ajudar a trazer a nossa atenção para o momento presente, ela também nos promove aterramento e facilita a nossa conexão com as Energias da Terra.


Por isso, sempre que possível, busque pisar na grama descalço, abrace uma árvore ou tome um banho de mar ou de cachoeira. Caso isso seja muito difícil para você, procure então reservar alguns minutos do seu dia para simplesmente se dedicar a admirar uma flor ou uma árvore e permitir que a sua atenção repouse nelas.


Neste momento esteja totalmente presente diante daquela flor. Não julgue a flor acreditando ser ela é bonita ou feia. Se abstenha do ato de julgar. Procure apenas olhar para aquela flor e note como ela está calma, está profundamente enraizada no Ser. Permita que a natureza lhe ensine o que é a calma.


image (Blog: Portal Filhos da Luz)

Ao fazer isso você irá se conectar com a natureza a nível muito profundo. Isso não apenas lhe ajudará a reduzir o seu estresse, como também te ajudará a lhe manter conectado com o momento presente.



6. Pratique a Atenção Plena:


Uma das formas mais frequentes de a ansiedade se manifestar é quando passamos a viver muito com a cabeça no futuro, no mundo das ideias, se preocupando demasiadamente com situações que podem ou não acontecer.

Por isso eu sugiro que você comece a partir de hoje a viver com sua atenção no momento presente, vivendo um dia de cada vez. Para se fazer isso é necessário você começar a praticar um estado de presença em todas as atividades do seu dia. A seguir estarei dando alguns exemplos de como você pode praticar esse estado de atenção plena.


Por exemplo, ao acordar, ao invés de se levantar da cama de forma automática para dar inicio as suas atividades diárias, pare por um momento e respire. Feche os seus olhos e então traga a sua atenção para a sua respiração. Fique em silêncio por um momento antes de se levantar e se permita sentir o quão relaxado o seu corpo está naquele momento.

Após isso se levante, mas se levante de forma consciente e não de forma automática. Ao ir ao banheiro, por exemplo, observe todos os seus passos e esteja totalmente consciente de todos os seus movimentos. Fique consciente a todo tempo de sua respiração percebendo o ar que entra entra e sai de seus pulmões.


Ao lavar as mãos, preste atenção a todas as sensações físicas provocadas por essa atividade, o movimento das suas mãos, o cheiro do sabonete, o barulho da água e assim por diante.


Quando você estiver na fila de um banco ou de supermercado, lembre-se de trazer a sua atenção para a sua respiração. Esteja alerta! Não se distraia tão facilmente na conversa das outras pessoas. Esteja presente e atento a tudo o que se passa dentro e fora de você. Saiba que, quanto mais presente você estiver no seu corpo, menos você conseguirá ser afetado pela energia das outras pessoas.


Quando você estiver fazendo alguma outra atividade em sua casa (limpar, cozinhar, lavar) procure fazê-la com toda a atenção. Busque sempre fazer uma tarefa de cada vez prestando sempre atenção nos mínimos detalhes daquilo que se está fazendo. Se nesse meio tempo surgir em sua mente pensamentos voltados para o futuro escolha simplesmente não se identificar com esse tipo de pensamento. Se identificar significa dá poder para o pensamento, significa alimentá-lo.


Esse tipo de pensamento é o responsável por desencadear em você grandes doses de adrenalina, o que lhe fará você ficar nervoso e ansioso para poder encerrar mais depressa com aquela atividade.


Por isso sempre que notar que surgiu esse tipo de pensamento se acalme dizendo a si mesmo: ''Neste momento eu ainda estou aqui. Quando eu terminar de fazer o que estou fazendo eu pensarei sobre isso''. Após isso, retorne com a sua atenção para a atividade que você estava fazendo.

É assim que você consegue dominar os seus pensamentos sem permitir que eles dominem você. Isto é você viver no momento presente, isto é você viver com presença. Se possível, tente manter esse estado de presença durante todo o seu dia, em todas as suas atividades. No início isso não será nada fácil, pois você vai se esquecer várias vezes. Mas não desanime.


Mesmo que, em vinte e quatro horas, você só consiga ficar nesse estado por apenas vinte quatro segundos, isso é mais do que suficiente. Então será apenas uma questão de tempo para que você comece a ter intervalos cada vez maiores em que você está consciente.


Nos Estados Unidos esse exercício é conhecido como ''Mindfulness'', que é um treinamento para manter a sua atenção nas ações do presente, sem ficar apegado ao passado ou sem se preocupar em excesso com o futuro. É uma técnica bastante conhecida e usada principalmente em terapias cognitivas e comportamentais. Fazê-la diariamente lhe ajudará a reduzir drasticamente os seus sintomas de ansiedade.


Não alimente mais o medo ou a insegurança em seu coração. Passe a confiar mais na vida e não permita que a sua mente perturbe a sua paz. Saiba que sua mente só terá o controle da situação se você permitir.


Recomendo também a você a leitura do livro ''O Poder do Agora'' de Eckhart Tolle. Neste livro você entenderá exatamente o que significa viver no momento presente. Estou deixando o link do livro abaixo para que você possa baixá-lo gratuitamente.


(Clique aqui) para baixar o livro.



7. Pratique Meditação:

A meditação é uma prática maravilhosa que facilita e muito a nossa conexão interior e também nos possibilita entrarmos num profundo estado de harmonia e de equilíbrio com nós mesmos. A meditação além de nos ajudar a eliminar o estresse e a ansiedade, ela também ajuda a nos mantermos conectados com o momento presente.


Existe um vídeo maravilhoso no Youtube que me ensinou a meditar no passado. Deixarei o o vídeo aqui abaixo caso você deseje assistir.


Assista ao vídeo:


8. Ocupe a sua Mente:


Como mencionado anteriormente, pessoas que possuem sintomas de ansiedade são normalmente pessoas que tendem a ficar com a mente muito dispersa, pensando em várias coisas ao mesmo tempo, o que acaba possibilitando esse excesso de ansiedade e esse acúmulo de energia.


Por isso é importante que você sempre procure está ocupando a sua mente com atividades que exijam de você um pouco mais da sua concentração, seja pintar, dançar, cantar, estudar, meditar, ler um livro ou qualquer outra coisa que lhe proporcione essa atenção. Quanto mais ocupada a sua mente estiver, menos tempo ela terá para ficar alimentando pensamentos de passado ou futuro.


9. Faça Exercícios Físicos:


Para pessoas que tem ansiedade ou que apresentam sérias dificuldades para dormir, fazer exercícios físicos pode lhe ajudar a reduzir muito desses sintomas.


Passe a reservar alguns minutos do seu dia para se dedicar a fazer atividades físicas regulares. Saiba que toda vez que exercitamos o nosso corpo físico isso não apenas ajuda a oxigenar o nosso cérebro, como também ajuda na liberação de hormônios e na eliminação de toxinas nocivas ao nosso corpo.


Pessoas que sofrem de ansiedade é super indicado que pratiquem exercícios físicos regulares, já que, como mencionado anteriormente, a ansiedade é causada pelo excesso de energia acumulada. Permita que essas energias sejam dissipadas de você durante os exercícios físicos e você perceberá que seus efeitos reduzirão bastante com o passar do tempo.



10. Faça Terapias Alternativas:


Para aqueles que hoje buscam opções mais práticas para o tratamento da ansiedade a minha recomendação seria vocês buscarem Terapias Alternativas como ThetaHealing, Terapias Holísticas, Terapia com Florais, Aromoterapia, Cromoterapia, Radiestesia e dentre outros. Todas essas terapias lhe ajudarão na limpeza e na harmonização do seu campo emocional tornando possível a eliminação desse sintoma.


Espero poder ter lhe ajudado de alguma forma com está mensagem. Deixe a sua opinião nos comentários sobre o que você achou desse artigo e aproveite também para compartilhar desta informação com outras pessoas. Todo ato de ajuda gera um efeito multiplicador.


Taylan Magalhães


▸ Para mais informações sobre o meu Trabalho:


▪ Mentoria Espiritual: (Clique Aqui).

▪ Cura Arcturiana: (Clique Aqui).


Copyright © Portal Filhos da Luz. Todos os direitos reservados.

Siga-me nas redes sociais:

400 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page