top of page
  • Foto do escritorTaylan Magalhães

Quem são os Mentores e Guias Espirituais?



Olá meus amigos!


Hoje eu gostaria de falar com vocês sobre um tema bastante interessante que muitas pessoas andam me perguntando quando se trata de ''Mentores e Guias Espirituais''.


De acordo com o dicionário, a palavra ''mentor'' ou ''guia'' significa uma pessoa sábia, experiente ou conselheira, alguém que te inspira, estimula ou orienta a fim de que você consiga alcançar um determinado objetivo. Essas são exatamente as qualidades e funções de um Espírito Mentor no plano espiritual.


Os mentores ou também chamados de ''guias'' ou ''instrutores espirituais'' são pessoas que habitam hoje o mundo espiritual.


A maioria destes mentores habita hoje entre a 4ª, 5ª ou 6ª dimensão de consciência. Eles ainda possuem corpos físicos e hoje possuem a tarefa de nos auxiliar durante a nossa encarnação na Terra.


Eles são grandes professores no mundo espiritual e alguns deles também já passaram pelo ciclo de reencarnação da Terra tendo com isso acumulado uma grande experiência e sabedoria o que lhes possibilitou estarem hoje auxiliando outras almas que estão iniciando esse caminho.


Os Mentores Espirituais estão conosco desde o nosso nascimento, saibamos disso ou não. Nenhuma pessoa encarna nesse planeta sozinho. Sempre existe um grupo de espíritos formado por 2 ou mais seres que são designados para acompanhar aquela pessoa durante toda a sua encarnação na Terra. É claro que este número pode variar de acordo com a função que cada pessoa veio exercer aqui.


Por exemplo: Pessoas que trazem consigo algum tipo de mediunidade ou pessoas que encarnam com uma missão específica de criar um projeto de ajuda humanitária, essas pessoas geralmente acabam trazendo consigo um número maior de mentores que serão responsáveis por oferecer ajuda e suporte na realização desses trabalhos.


Muitas das vezes os mentores espirituais que são designados para acompanhar vocês possuem alguma afinidade energética com vocês. Normalmente, esse tipo de afinidade teve sua origem em encarnações passadas onde você e eles já podem ter tido alguma vivência juntos.


Em outras palavras, isto significa dizer que na maior parte das vezes os vossos guias espirituais são entidades que tem relação com a vossa linha familiar de vidas passadas, denominada também como ''Linha de Ancestralidade''.


▪ Os Tipos de Mentores:


Existem diferentes tipos de mentores e entidades no mundo espiritual, incluindo Indígenas, Orientais, Negros, Boiadeiros, Ciganos, Crianças, Guardiões ou seres extraterrestres com a aparência um tanto diferente para nós aqui da Terra.


Cada uma dessas entidades realiza trabalhos diferentes no plano espiritual de acordo com a sua própria linha de afinidade ou de especialidade. Segue abaixo algumas imagens desses seres:



▪ Funções dos Mentores Espirituais:


Existem mentores no plano espiritual que possuem mais especialidade em trabalhar em correntes espirituais, como é o caso da religião da umbanda, candomblé, espiritismo, budismo ou xamanismo.


Já outros mentores escolhem trabalhar somente no plano espiritual, seja atuando em Colônias Espirituais, Universidades Astrais, Hospitais ou em Grupos de Resgate.


Isso vai sempre depender da escolha e da afinidade de cada espírito. No mundo espiritual existem diversas funções a cumprir e cada espírito poderá escolher trabalhar com aquela em que ele sentir mais afinidade.


Agora que já sabemos um pouco mais sobre os mentores, eu gostaria também de aproveitar esse artigo para responder algumas questões que me foram enviadas a respeito desse tema. Segue abaixo as questões:



1. Anjo da Guarda é a mesma coisa que Mentor Espiritual?.


R: Isso depende, pois de acordo com a linha de estudo o termo ''Anjo da Guarda'' terá um significado diferente.


Quando falamos de ''Anjos da Guarda'', isso nos remete a pensar em alguém que te guarda ou que te protege, logo, os chamados mentores espirituais poderiam sim ser considerados os nossos ''anjos da guarda''.


Porém, já dentro da linha da Umbanda, o termo ''Anjo da Guarda'' é também associado ao próprio Exu Guardião da pessoa. Deste modo, quando é solicitado na Umbanda que a pessoa ascenda uma vela para o seu ''Anjo da Guarda'' na verdade o que está sendo pedido é para que ela ascenda uma vela para o seu próprio ''Exu Guardião''.


Já dentro da linha esotérica de estudos da Fraternidade Branca, o termo ''Anjo da Guarda'' se refere ao Espírito Santo ou também chamado de ''Eu Superior'', que somos nós mesmos em um plano superior de consciência.


O Eu Superior é considerado o Cristo Pessoal de cada ser humano e ele faz o elo de ligação entre a alma encarnada e a chamada ''Divina Presença Eu Sou''. (Para mais informações sobre o que é a ''Divina Presença Eu Sou'' clique no link abaixo).


(Clique aqui) para ler mais.



Agora, quando se trata dos ''Anjos'' propriamente dito, ai já existe uma diferença entre eles e as entidades espirituais da Terra.


Como disse anteriormente, os Mentores e Entidades Espirituais são espíritos que ainda possuem forma corpórea e que podem atuar em dimensões como a 4ª, 5ª e até 7ª dimensão, e que trabalham diretamente no plano espiritual da Terra prestando auxílio à humanidade.


Já quando falamos dos ''Anjos'', estes são seres que habitam em realidades da 11ª dimensão para cima.


Os Anjos realmente existem, mas não da forma como nos foi ensinado ou mostrado. Existem diferentes categorias de Anjos, tais como: (Arcanjos, Elohins, Serafins, Querubins, etc).


Os Anjos, diferente dos espíritos desencarnados, não possuem mais um corpo físico, ao invés disso, são apenas energia e consciência e se manifestam como uma espécie de ''rede neural''.


Para facilitar o vosso entendimento, imaginem em suas mentes um conjunto de Galáxias. Essa é a forma mais aproximada de um ser Angélico. Veja a ilustração abaixo:


(imagem ilustrativa de um Arcanjo)

Por conta destes seres não possuírem mais forma física, quando eles desejam entrar em contato conosco é necessário que eles projetem um corpo físico a fim de facilitar a sua comunicação/interação com a pessoa. Isso explicaria as inúmeras imagens registradas de ''anjos'' que existem hoje na Internet.


Alguns anjos são responsáveis por criarem Galáxias, outros criam planetas (como é o caso dos Elohins, que são considerados ''Engenheiros Siderais''), já outros Anjos são os próprios planetas e os próprios Sóis e Luas de seus Sistemas Solares.


Quando falamos sobre a possibilidade de termos um anjo como nosso Guia pessoal, isso é possível desde que essa pessoa tenha afinidade ou conexão com essa Hierarquia de seres.


Por exemplo, existem pessoas que, por conta da sua linha de ancestralidade, acabam possuindo uma forte ligação com seres angélicos ou seres Extraterrestres, e por isso ela pode sim ter anjos, arcanjos ou seres extraterrestres como seus Guias principais.


Já outras pessoas, por conta de já terem tido um grande número de encarnações na Terra, com tempo essas pessoas acabam ''perdendo'' essa conexão estelar e passam a ter mais conexão com as Hierarquias da Terra, e por isso elas terão Entidades que trabalham mais ligados ao plano astral da Terra, tais como: (Exus, caboclos, ciganos, pretos velhos, etc). Isso vai sempre depender da linha de ancestralidade de cada pessoa.


Agora, dentro da minha perspectiva pessoal, não existe diferença quando se trata do trabalho que todos esses seres exercem.


Todas essas hierarquias trabalham à serviço da luz e todos eles prestam grande auxílio à humanidade da Terra.


Existe sim, como pudemos ver acima, uma diferença na ''escala evolutiva'', porém isso é o de menos quando passamos a olhar a situação como um todo.


Acredito que o mais importante aqui não é nos apegarmos aos nomes ou as ''patentes'', mas sim termos o devido entendimento de que, tanto os Anjos como os Mentores da Terra, estão aqui para nos ajudar e para nos auxiliar no nosso processo evolutivo.



2. Os Guias Espirituais são seres muito Evoluídos?.


R: Dependendo do nível de consciência ou de elucidação em que aquele mentor já alcançou, sim. Contudo, isso não significa dizer que um guia espiritual não possa cometer erros.


Assim como nós, as entidades espirituais também estão no seu próprio processo evolutivo e eles aprendem com as suas experiências da mesma forma que nós aprendemos com as nossas.


Portanto, se sentir inferior ou ''endeusar'' um Mentor ou Mestre Espiritual é algo sem qualquer fundamento. Eles mesmos dizem que não apreciam serem vistos dessa forma. Eles prezam muito mais o contato de igual para igual onde vemos eles como velhos amigos ao invés de serem venerados ou idolatrados.



3. Se eles existem por que eu nunca recebo ajuda do meu Mentor espiritual?.


R: Garanto que ajuda você recebe, basta saber o quanto você está aberto(a) para isso.


Eu digo isso porque você pode pedir ajuda, inspiração ou direcionamentos, mas se você não tem o hábito de silenciar os pensamentos ou não cuida da sua energia corretamente esse contato tende a se tornar mais difícil.


Por isso eu sugiro você começar a reservar alguns minutos para ficar em silêncio buscando também está sempre alimentando pensamentos e sentimentos positivos durante o dia para que isso lhe ajude a conseguir captar de forma mais fácil as orientações dos seus mentores.


É importante também lembrarmos que seus mentores tem a função de lhe ajudar, mas não de fazer tudo por você.


O mentor espiritual não é responsável por resolver a vida da pessoa. O máximo que eles podem fazer é lhe oferecer insights, intuições ou orientações a fim de que isso lhe ajude a encontrar as respostas que procura. Agora, se a pessoa vai seguir ou não essas orientações isso vai depender somente da pessoa.



4. Os nossos mentores estão sempre do nosso lado?.


R: Não necessariamente. Um mentor não fica 24 horas do seu lado como muitos pensam. Os mentores também possuem outros afazeres no plano espiritual, lá eles trabalham e também estudam assim como nós aqui na Terra.


Portanto, acreditar que os seus mentores ficam 24 horas te vigiando e vendo tudo o que você faz é algo extremamente equivocado. Quando existem momentos em que é necessário a presença deles, lá eles estarão. Tudo vai sempre depender da necessidade e do momento.



5. É possível que meu guia espiritual seja um parente de vidas passadas?.


R: Certamente. Como disse no texto, as entidades que acompanham vocês se juntam a vocês por pura afinidade. Essa afinidade ou esse ''vínculo'' pode ter sido criado em outras vidas onde você e eles podem ter vivido alguma experiência juntos.


Conheço casos reais em que o atual mentor de uma pessoa é a própria mãe que ela teve em uma outra encarnação. Hoje essa mãe se veste na roupagem da ''Cabocla Jacira'' para poder continuar auxiliando essa filha na sua jornada evolutiva.



6. Qualquer um pode virar um guia espiritual?.


R: Isso dependerá do empenho e da dedicação de cada espírito. Para se virar um mentor espiritual é preciso muito estudo, trabalho e dedicação.


No plano espiritual existem universidades/escolas onde esses espíritos passam anos estudando a sua especialidade para só assim poderem estar aptos para poder desempenhar a sua função.


Sem falar que isso também vai depender da escolha e da afinidade de cada espírito. Lembrem-se que não existe somente essa função para poder desempenhar no mundo espiritual.


Como disse no texto, no mundo espiritual existem diversas funções e cada espírito poderá escolher trabalhar com aquela que tiver mais afinidade ou especialidade.



7. Fui num centro espírita e lá me disseram que meus mentores não são daqui da Terra. O que isso quer dizer?.


R: Isso quer dizer que a sua Hierarquia principal de trabalho são com os Irmãos das Estrelas, isto é, com os seres extraterrestres.


Como já mencionei no texto, existem diversos tipos de mentores no mundo espiritual e isso inclui humanos com aparência humanoide e seres extraterrestres com a aparência um tanto diferente para nós aqui da Terra.


Dependendo do grau de afinidade e da ancestralidade de cada pessoa, nós iremos nos sintonizar com o agrupamento de seres que for o mais compatível com a nossa energia. A sua pelo visto é com os Irmãos das Estrelas.


Existem neste momento muitos seres extraterrestres trabalhando e ajudando no plano astral da Terra. Para mais informações sobre os ''extraterrestres'' eu recomendo ler o artigo abaixo.


(Clique aqui) para ler o artigo.



8. Há 3 anos atrás eu era kardecista e hoje frequento terreiros de umbanda. A minha pergunta é: quando a gente muda de casa os nossos mentores também mudam ou eles continuam sendo os mesmos de antes?.


R: Ótima pergunta! Seus mentores serão os mesmos de antes o que mudará é apenas a roupagem com a qual eles irão se apresentar.


No plano espiritual qualquer espírito com o mínimo de conhecimento consegue plasmar a roupagem/imagem que quiser. O espiritismo chama isso de ''ideoplastia''.


Dependendo do lugar que você decide frequentar, seus mentores estarão lá, porém agora se apresentando de outra forma.


Se antes ele se apresentava como um médico no centro kardecista, agora ele irá se apresentar como um preto velho no centro de umbanda. É o mesmo espírito, porém com a roupagem diferente.



9. Eu gostaria de saber quem são os meus mentores. Como posso fazer para descobrir?.


R: Garanto que você já sabe quem são seus mentores, você apenas não se lembra deles devido ao chamado ''véu do esquecimento''.


Existem várias maneiras de você obter essa informação, uma delas é por meio da ''meditação''.


Antes de entrar em meditação, peça conexão com o seu Mentor Espiritual e peça a ele para que se apresente a você em sua meditação ou peça para que você o encontre durante o sono de modo que isto venha a fortalecer a vossa conexão, e não apenas por simples curiosidade do ego.


Quando buscamos qualquer resposta apenas para gozo pessoal, saiba que essa informação pode não nos ser dada com tanta facilidade. Por isso é importante termos uma finalidade.


Além da meditação, existem hoje também as chamadas ''Pictografias'' que são Pinturas Mediúnicas onde o pintor consegue captar através da sua vidência a forma corpórea do seu Mentor e retratá-la no papel. Esse tipo de trabalho visa estreitar e fortalecer os laços com o seu Mentor Espiritual.


Para mais informações sobre o trabalho de Pictografia eu recomendo conhecerem o trabalho do querido Alexandre. Estou deixando o link de contato abaixo caso tenha interesse.


(Clique aqui) para saber mais.




10. Os Mentores podem prever o futuro?.


R: Seus mentores espirituais não podem prever o futuro porque o futuro, da forma como você o conhece, não existe. Tudo está acontecendo no agora.


O tempo não é linear como nós fomos ensinados, onde o Evento A é seguido pelo Evento B. Não! O tempo, na verdade, é em formato ''elíptico'' onde passado e futuro estão acontecendo ao mesmo tempo.


Portanto, se tudo está acontecendo no Agora, então o que seus mentores fazem é acessar a energia do seu campo e, através deste acesso, eles conseguem visualizar alguns ''futuros possíveis'' que podem vir acontecer.


Lembrando que não existe um futuro pré-determinado a acontecer. Tudo são possibilidades. Tudo pode ser alterado e modificado de acordo com as escolhas da pessoa.


É de acordo com essa breve leitura energética que eles fazem do seu campo, é que seus mentores conseguem te orientar sobre qual é o melhor caminho a ser seguido.


O mesmo processo é feito também em jogos onde envolve o uso de oráculos, tais como: (búzios, tarô, jogo de cartas e etc).



11. De que forma os Mentores se comunicam conosco?.


R: Geralmente eles se comunicam através da nossa intuição. Quem nunca ouviu aquela ''vozinha'' na cabeça que te dizia para não ir a um determinado lugar e quando você foi acabou se arrependendo depois?. Pois é, intuições assim na maioria das vezes costumam ser dos próprios Mentores.


Além da intuição, eles também podem se comunicar através de pessoas próximas a você ou através de números repetidos. Pessoas que costumam ver padrões de números iguais como 11:11 - 12:12 - 13:13 -22:22... podem também está recebendo mensagens direta dos seus guias espirituais.


Esses números podem ser considerados como um chamado para o seu despertar espiritual. Eles são sinais lhe indicando que você está no caminho certo. É sinal de que você está expandindo a sua consciência.


Por isso é importante você ficar atento, sempre que você ver números repetidos preste bastante atenção aos pensamentos que você está tendo naquele momento.


Já as pessoas que possuem a mediunidade de clarividência ou clariaudiência, os mentores podem tanto se apresentar visivelmente para elas ou podem se comunicar diretamente transmitindo ''vozes'' na sua cabeça.


Outra forma que eles também gostam de se comunicar é através de sonhos, viagem astral ou através da própria meditação, onde eles trazem a você alguma orientação sobre algo que você precisa.


Existem diversas outras formas pelas quais os seus mentores podem se comunicar com você. Permita que eles escolham qual é a melhor maneira de se fazer isso. O importante é você se manter aberto e receptivo para receber essas informações.


Lembre-se do que eu mencionei na outra pergunta: Para que o seu mentor consiga se comunicar com você é necessário que você esteja aberto e cultivando o silêncio mental a fim de poder receber essas mais facilmente orientações.



12. Como faço para ter contato com o meu Mentor Espiritual?.


R: Se hoje você deseja estabelecer um contato mais direto com seus mentores é importante que você comece a abrir uma porta diária de pelo menos dez minutos todos os dias para dedicar esse tempo a está inteiramente disponível para sua espiritualidade.


Nesse momento, é onde você dará passagem pedindo para que os seus mentores se aproximem mais de você. Uma boa ferramenta que lhe ajuda a estabelecer esse contato é, sem dúvida, a meditação.


Os próprios mentores dizem que a meditação é uma das melhores formas para você estabelecer esse contato.


Então, se por acaso você ainda não medita mais deseja aprender a meditar, estou deixando abaixo um outro artigo no meu Blog chamado: ''Aprendendo a Meditar'' onde nele eu ensino o passo a passo de como meditar para que você comece hoje mesmo a desfrutar dos incríveis benefícios dessa prática. Estou deixando o link abaixo.


(Clique aqui) para ler o artigo.



Além deste artigo, também estou deixando abaixo uma ''Oração de Conexão com os Mentores'' que foi feita por mim com o fim de lhes ajudar a estabelecer essa conexão com a sua família espiritual. Faça essa oração antes de iniciar a sua meditação e você poderá se surpreender com os resultados.


(Clique aqui) para ler a oração.



Saibam que quando vocês tornam a meditação um hábito diário em suas vidas, os mentores também passam a se comprometer com vocês estando mais próximos de vocês naquele momento.


Algumas pessoas dizem que é justamente nos momentos de meditação é que elas passam a sentir a presença dos seus mentores muito mais forte.


Você também poderá comprovar isso através das sensações do seu corpo, assim como sentir um formigamento no pé ou nas mãos, sentir a cabeça ou o corpo balançando sozinho, sentir vibrações no corpo, no topo da cabeça ou nas pernas, sentir uma certa pressão na testa (terceiro olho) ou no meio do peito.


Tudo isso são alguns dos sinais que os seus mentores te oferecem para que você sinta a presença deles próximos a você.


Quando a energia dos mentores entra em contato com o seu campo energético, você passa então a sentir todas essas sensações no corpo físico.


Será também necessário você começar elevar um pouco mais a sua vibração se você deseja tornar esse contato um hábito diário. É claro que não estamos falando aqui que você terá de virar um ''santo'' para isso, mas sim que você terá que desenvolver uma conduta que facilite esse tipo de contato regularmente.


Quem ainda alimenta vícios ou vibra raiva, ódio, inveja e vingança o tempo todo dificilmente conseguirá ter contato com seus mentores, pois o próprio campo vibratório da pessoa a impede de se sintonizar com frequências mais sutis.


Por isso é tão importante nos atentarmos a nossa vibração e a nossa conduta diária buscando ter pensamentos mais elevados, sentimentos mais nobres e ações mais gentis. Desta forma, o contato com os nossos mentores tende a acontecer de forma natural e sem qualquer esforço.


Desejo imprimir em sua mente a ideia de que seus mentores são seus amigos espirituais, eles são a sua família espiritual.


Por isso peço que abandone qualquer ideia de santidade ou idolatria que você possa sentir em relação a eles, e passe a vê-los de igual para igual. Jamais veja seus mentores de forma superior, pois geralmente é esse sentimento de inferioridade que nos impede de termos um contato mais próximo com eles.


Não busque também entrar em contato com os seus mentores apenas para falar de problemas ou de dificuldades. Espiritualidade é também para se compartilhar momentos de alegria e não apenas momentos de tristeza.


Saiba que seus mentores existem e eles continuarão existindo independente de você acreditar na existência deles ou não. Eles também continuarão te amando e te apoiando e jamais te julgarão independente das escolhas que você faça na sua vida.


Seus mentores sempre farão o que puderem para te ajudar, basta saber o quanto você também estará aberto para receber essa ajuda.


A partir de hoje permita que os seus mentores te auxiliem ao longo da sua jornada na Terra e esteja aberto(a) para receber deles todos os direcionamentos e orientações que você precisa.


Espero poder ter lhe ajudado de alguma forma com está mensagem. Deixe a sua opinião nos comentários sobre o que você achou desse artigo e aproveite também para compartilhar desta informação com outras pessoas. Todo ato de ajuda gera um efeito multiplicador.


Taylan Magalhães


▸ Para mais informações sobre o meu Trabalho:


▪ Mentoria Espiritual: (Clique Aqui).

▪ Cura Arcturiana: (Clique Aqui).


Copyright © Portal Filhos da Luz. Todos os direitos reservados.

Siga-me nas redes sociais:

5.433 visualizações13 comentários

Posts recentes

Ver tudo

13 Comments


Bruno Barboza Linhares
Bruno Barboza Linhares
May 02, 2023

Obrigado pelo texto! Ele é edificante!

Like

Paulo Jr
Paulo Jr
Feb 27, 2023

Ensinamentos de forma clara e objetiva, com linguagem acessível para todos os públicos. Tinha algumas dúvidas que foram bem explicadas no texto. Por favor, continue compartilhando explicações e práticas para nos auxiliar nas nossas evoluções. Gratidão!

Like

Niulma Vilela
Niulma Vilela
Jan 24, 2023

Estou me sentindo tão leve. Gratidão imensa!!


Like

Eron Appel
Eron Appel
Nov 05, 2022

Muito bom seu trabalho. Esclarecedor. Gratidão!

Like

Andre L Rolim
Andre L Rolim
Mar 23, 2022

Bastante esclarecedor e faz muito sentido pra mim. Gratidão!

Like
bottom of page